Fiozera

Fios

Nós adoramos eles, são bonitos, dão cor aos nossos projetos, e sem eles simplesmente não seríamos Fiozera!

Confeccionados de materiais de baixa resistividade elétrica os fios são comumente empregados em circuitos elétricos e eletrônicos, tendo a responsabilidade de trafegar informações, além de sinais alimentação, que demandam algumas características de materiais. Os cabos nada mais são que coletivos de fios.

Condutores elétricos

O que torna um material um bom condutor é a presença de elétrons livres, e no caso dos materiais sólidos os metais possuem essa característica, sendo o cobre e o alumínio os mais utilizados na construção de fios e cabos elétricos, por possuírem baixo custo, além de ligas de materiais. O ouro e a prata também são excelentes materiais condutores, além de serem utilizados com frequência na indústria de componentes eletrônicos e aplicações.

Resistência elétrica de um condutor

A resistência elétrica em um fio condutor pode ser calculada por meio da equação abaixo:

\[R = \frac{ρ.l}{a}\]

Sendo R a resistência elétrica, ρ a resistividade elétrica do material, l o comprimento do condutor, e A a área de sua seção transversal. Podemos notar que quanto maior for o comprimento do condutor maior é a sua resistência elétrica. A resistividade elétrica é característica de cada material e quanto menor for seu valor melhor este se porta como condutor, uma vez que a resistividade é o inverso da condutividade. A área da seção transversal do condutor, função do seu diâmetro, é inversamente proporcional a resistência elétrica do fio, ou seja, quanto maior seu valor menor é o valor resistência resultante do condutor.

Quanto maior o valor de resistência do fio condutor, maior é a queda de tensão resultante sobre ele, e por consequência perda, como pode-se concluir por meio da Lei de Ohm. Um exemplo do que este evento causa em circuitos é a atenuação de valores de tensão, fazendo com que se tenha perda de informações, ou sinais de potência utilizados na alimentação de circuitos, fazendo com que não operem corretamente.

Lei de Ohm:

\[V = R.I\]

Isolantes elétricos

Materiais isolantes elétricos, como plásticos e borrachas, não possuem grande quantidade de elétrons livres, e esta característica faz com que estes materiais sejam utilizados em conjunto com condutores elétricos na construção de fios e cabos, formando suas capas isolantes. Os isolantes permitem que um conjunto de fios seja posicionado juntamente com outros de forma segura, impedindo que ocorra um curto-circuito entre eles.

Voltar