Nossa melhor amiga, e sabe o porquê? Ela adora fios, assim como nós!
Também conhecida como matriz de contatos, a protoboard consiste de uma placa com furos e conexões comumente utilizada na prototipagem de circuitos elétricos e eletrônicos, com a finalidade de testes e experimentos. Trás como grandes vantagens o não comprometimento dos componentes utilizados nela, já que não existe a necessidade de solda, permite a modificação rápida do circuito montado, além da possibilidade de reutilização sempre que desejado, bastando a retirada dos circuitos nela montados anteriormente.
O uso de matrizes de contatos trazem consigo algumas limitações, como a presença de capacitâncias parasitas, resistências elétricas e incapacidade de acomodar circuitos integrados de montagem superficial sem o uso de adaptadores.
Tomando como exemplo a matriz de contatos representada abaixo existem dois tipos de faixas: a faixa de terminais e a faixa de barramentos.
São os dois conjuntos de faixas verticais de cinco pontos separadas por uma faixa vazada central presente na protoboard. Cada coluna consiste em cinco pontos que estão conectados internamente por meio de um condutor metálico acessado por meio das furações da estrutura plástica da protoboard, desta forma todo terminal de componente, ou condutor, que estiver presente em uma faixa estará conectado aos demais nela presentes.
São os conjuntos de duas faixas presentes nas extremidades laterais da matriz de contatos, geralmente utilizadas na distribuição dos sinais de alimentação dos circuitos nela montados. Comumente com uma faixa azul, utilizada como terra ou sinal de alimentação negativa do circuito, e uma faixa vermelha, utilizada para o sinal de tensão de alimentação positiva. Em alguns casos essas linhas possuem uma interrupção, que permitem a presença de um maior número de linhas de alimentação, neste caso as linhas indicativas mostram essa interrupção.
Para exemplificar o uso da matriz de contatos será montado um circuito simples de apenas três elementos, constituído de uma fonte de energia, um resistor e um LED. A montagem em matriz de contato pode ser feita de várias formas, e aqui será demonstrada apenas uma delas.
O terminal negativo do conjunto de pilhas foi conectado a sua faixa de barramento correspondente, assim como o terminal positivo em sua respectiva faixa de barramento. Um dos terminais do resistor, que não possui polaridade, foi conectado a faixa de barramento positiva, e seu outro terminal a uma faixa de terminais. Na mesma faixa de terminais em que foi conectado o resistor está conectado o terminal positivo do LED, que tem seu terminal negativo conectado a faixa de barramento negativa.